sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Meus 39 e o que eles me ensinaram

Este é meu último ano na casa dos 30. Mudar de idade nos leva a reflexões, especialmente quando é uma idade ‘pontuda’, como 39. Nesses meus anos eu já vivi muita coisa boa. Conheci pessoas maravilhosas, algumas ainda fazem parte da minha vida, outras não mais. Já me arrependi de muita coisa que eu fiz e de outras tantas que deixei de fazer. Mas não tem problema, os arrependimentos me deixaram lições valiosas, todas as minhas escolhas me trouxeram para onde estou hoje e isso não é pouca coisa. Meus 39 anos me ensinaram que minha felicidade e minha tristeza são mérito exclusivamente meu, que ninguém é responsável por elas. Ensinaram que coisas como política, futebol, e outros assuntos polêmicos não valem uma boa convivência, a harmonia entre família e amigos; muitas vezes é melhor calar para não perder a cabeça. Meus 39 anos me ensinaram que a vida te traz ótimas pessoas, mas meus melhores amigos são meus pais, sempre. Me mostraram que é possível fazer amigas de infância (bem) depois dos trinta e que as afinidades estão aí para serem descobertas e exploradas. Me ensinaram que o melhor grupo de viagem é a família, e que quando a correria do dia a dia impede esses encontros, a gente sente falta, mesmo que reclamasse tanto de ter que dividir o banheiro, ou dormir no colchão da sala. Eles me ensinaram que o que precisa ser feito escondido não é bom; legal é o que pode ser escancarado para o mundo ver e torcer por você. Me ensinaram que o telefonema que eu mais esperava no dia do aniversário de repente não vem mais porque a vida levou (Tio Tom, eu morro de saudades e vou sentir sempre). Me ensinaram que papai existe sim e está dentro de quem acredita em solidariedade e amor ao próximo. Que a vida é curta demais para ficar preocupada com o que o outro pensa, o que o outro veste, quanto o outro pesa e que a gratidão é o sentimento mais importante; devemos agradecer sempre. Às pessoas, ao universo, ao Criador. Aprendi também que um aniversário é um ano novo. E com ele vem a oportunidade de mais 365 dias para fazer diferente, para mudar o que não está bom. Para melhorar o que está bom, para fazer minha vida acontecer do meu jeito porque só depende de mim. Com o tempo eu passei a demonstrar mais meu amor por meus amigos e a dizer isso com mais frequência, a me importar menos com presentes e mais com presenças: essa foi outra lição dos 39. Meus 39 anos me mostraram que a vida é feita para celebrar e estar do lado das pessoas que amamos. Porque no final o que importa é somente isso: amor e pessoas. Outra lição que aprendi com meus anos: dia 31/01 é dia de ficar com os olhos cheios de lágrimas o dia todo! Obrigada a todos vocês que pensaram em mim hoje. Mas um ‘obrigada’ infinitamente maior a vocês que se lembram de mim sempre.


11 comentários:

  1. .

    Janaina, gostei muito de
    ter estado aqui. Seu blog
    é bonito e bem escrito.

    Vou seguir você, mas se
    achar que deve, siga o
    meu, também.

    Beijos.





    .

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga não faz assim não viu. Me fez chorar agora, pq vi como tudo isso e tão importante na nossa vida tudo que disse.
    Me veio tantas lembranças na minha mente. Como uma amizade que começou " virtual " e hoje e tão real.
    Amiga você e muito importante nas nossas vidas. Te amamos muitoooooo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, muito obrigada!! Amo vocês demais também... São parte muito importante da minha vida! :)

      Excluir
  3. Oi, Janaína!!
    Feliz ano novo!! :) Que você possa comemorar muitos outros anos novos e sempre com mais sabedoria adquirida.
    Uma coisa que aprendi - faz tempo - é que os conselhos servem para dizer "eu me importo com você" mesmo que esses conselhos não sejam bons. Mas que nós sempre teremos que seguir os nossos próprios conselhos, pois os erros não serão compartilhados e assumidos, consequentemente teremos maior aprendizado. Qual o conselho que te dou hoje? Não tenha medo de viver, arrisque-se!!
    Parabéns!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Luma!
      Concordo com você! Conselhos dizem "eu me importo".

      Excluir
  4. Lindas palavras de uma linda mulher, linda amiga, toda linda. Rs Gosto muito de você, continue assim, sendo você mesma.

    ResponderExcluir
  5. Oi Janaína,tudo bem?Obrigada pela visita e comentário!Vim conhecer seu blog e me deparei com este belo texto.Nossa,gostei!Concordo com vc em tudo que escreveu.E parabéns por mais um ano de vida,que vc desfrute cada dia deste ano ao máximo!Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Ane! Adorei sua visita! Volte sempre :)

      Excluir
  6. Adorei e vou compartilhar na minha rede social...um Beijo...

    ResponderExcluir
  7. Difícil não se emocionar, farei 39 no domingo, tudo que está escrito é perfeito é verdadeiro!! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Renata. Fico contente que a leitura te tocou de alguma forma. Abraços!

      Excluir

Diga-me!